Translate

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Minas Turismo e Natureza. Minas do Camaquã. Caçapava do Sul.RS.2014


Quase 20 anos após o fim da mineração, o clima entre os remanescentes de Minas do Camaquã é outro. Maria Elma Oliveira Dias, 64 anos, trabalhava servindo refeições no antigo hospital e limpando escritórios. Atualmente, sonha em se tornar dona de um restaurante que atenda novas levas de mineiros e de turistas. Por enquanto, seu negócio é um misto de armazém e refeitório familiar. Tem um balcão onde vende alguns produtos, e um ambiente onde há uma única mesa de jantar decorada por flores de plástico e um sofá.
— A gente tem esperança que um dia reabram as minas, né? Não me arrependo de ter ficado aqui — conta Maria Elma.
Enquanto novas minas não são escavadas, o turismo de aventura é a nova preciosidade da região coberta por rochas, matas e com um lago artificial azul-turquesa formado na área de uma antiga mina a céu aberto. A operadora de turismo da região, a Minas Outdoors Sports, recebeu 2,2 mil visitantes em 2014. No próximo final de semana, promoverá a terceira edição do Festival Gaúcho de Esportes de Aventura. Neste ano, até setembro, já haviam passado mais de 3 mil turistas pela localidade.
Graças a isso, pela primeira vez em duas décadas um número crescente de jovens está deixando de migrar para outras cidades a fim de permanecer em Minas do Camaquã. Nillker Dias, 19 anos, trabalha como guia de turismo fazendo visitas a pontos como o lago azul.
— Se não fosse o turismo, provavelmente não teria como ficar aqui — conta Dias.
Mas a vila ainda sofre com o abandono. Na área central, onde o antigo cinema de madeira apodrece, há lixo acumulado. A assessoria de imprensa da prefeitura de Caçapava do Sul informa que a coleta é feita semanalmente, que há um projeto para recuperar o ginásio, mas admite que não há nem perspectiva de resgatar o velho Cine Rodeio— testemunha de um tempo de rara pujança de uma vila que já esteve no centro dos acontecimentos no Rio Grande do Sul.


fonte:https://zerohora.atavist.com/minasdocamaqua

Nenhum comentário:

Postar um comentário