Translate

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Conjunto arquitetônico da Pompéia. Silveira Martins.RS.2016


Conjunto arquitetônico composto pela Capela Nossa Senhora da Pompéia, Olaria dos Guerra e Casarão dos Guerra. A Capela, em formato octogonal, foi construída no início do século 20, em cumprimento de promessa feita pelo imigrante italiano Vincenzo Guerra, cuja família povoou a Pompéia e até hoje zela pelo patrimônio histórico-arquitetônico do local. Pompéia fica 2 km da sede, e ainda preserva as características típicas do tempo da imigração. Capela abre em horário comercial.

fonte:http://turismo.silveiramartins.rs.gov.br/atrativo-cultural/

2 comentários:

  1. Prezado senhor, parece-me que não sabes apreciar uma construção como a do Santuário, inaugurado em 1909, e nem se informar sobre as construções do local. A olaria, que o senhor afirma estar caindo aos pedaços, depende de três pessoas, que moram e trabalham em Santa Maria, para manutenção nos finais de semana. Estaria caindo aos pedaços se estivesse como a antiga Sotéia, em Santa Maria, um casarão tomado pelo tombamento histórico e que está, atualmente, realmente tombado (há apenas uma parede em pé). Moradores da região saberiam lhe informar muitas coisas sobre o conjunto arquitetônico, inclusive que a casa antiga, antes de chegar ao Santuário, nunca foi olaria, mas foi, por muito tempo, residência dos filhos de Vincenzo Guerra. Convido-lhe para visitar-nos novamente.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme as informações são do site da prefeitura de Silveira Martins, de resto, é opinião pessoal de turista, não sou profissional da área nem pretendo ser. Grato pela visita.

    ResponderExcluir