Translate

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O Artista. Selaron. Escadaria Selaron. Rio de Janeiro.RJ.2016


O Artista
Jorge Selarón, pintor autodidata, nasceu no Chile em 1947.

Sempre aventureiro viajou para vários países. Durante um período, para se sustentar, foi professor de tênis.

No entanto nunca abandonou a pintura, tendo participado de inúmeras exposições na Europa, México, Nova York, Índia,  Panamá e outros lugares.

Sua obra pictórica é representada por milhares de quadros.  Uma de suas particularidades é retratar “mulheres negras grávidas”, (por um problema pessoal diz ele).

"Cheguei a este grande país no ano 1983. Antes conheci mais de 50 países. Em 1990 comecei minha obra prima, que pouco a pouco se tornou a escadaria mais original do mundo, tem 215 degraus e 125 metros de comprimento. A principio, todos riam de mim; coloquei azulejos verdes, azuis e amarelos - as cores da bandeira do Brasil. Comecei a mudar de profissão - de pintor para escultor - as mãos cheias de sangue, calos, coceiras e dor. Mas era apaixonante, tudo era difícil. Aluguel atrasado, telefone cortado. Cada vez que conseguia dinheiro, comprava materiais e seguia adiante, obcecado e enlouquecido.

Trabalhava sem cessar, só parava quando acabavam os materiais. Então, pintava quadros para ganhar dinheiro e dar continuidade a obra. Desde o ano de 1977 já pintei e desenhei mais de 25.000 mulheres grávidas, por um problema pessoal. Pintei mais de 300 azulejos e coloquei na obra de minha vida. Inventei uma técnica fantástica inédita, consiste em trocar constantemente os azulejos. Isto deu uma energia única, uma obra de arte viva e mutante, com mais de 2.000 azulejos diferentes, provenientes de mais de 60 países."

fonte:http://selaron.weebly.com/histoacuteria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário