Translate

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

IGREJA DA IECLB. Linha Nova.RS.2016


A Igreja foi inaugurada em 21 de setembro de 1890. O projeto é de Lorenzo Dalla Borba.
Uma das construções antigas foi a 1ª escola, construída pela Comunidade Evangélica. Hoje abriga a Biblioteca Municipal e o telecentro.
Outra construção antiga, a Casa de Cultura Wilhelmshöhe, é uma antiga escola da localidade de Rincão da Serra, que foi reconstruída no Centro. Hoje serve de local de ensaios de corais, banda e sala de reuniões.
Ao lado da Igreja, está a Casa da OASE – Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas – que foi construída em 1962.

______________________________________________________________________
Pontos Turísticos

Linha Nova é considerada como a cidade-berço das cervejarias no Rio Grande do Sul. A tradição cervejeira da cidade iniciou em 1864, quando Georg H. Ritter, imigrante alemão, iniciou a produção e comercialização da primeira cerveja do estado. Mais tarde mudou-se para Porto Alegre. Ritter produzia e comercializava a cerveja nas mesmas casas que hoje integram o Parque Municipal de Linha Nova, onde bianualmente acontece a HEIMATFEST, festa promovida pela municipalidade que celebra o retorno à terra natal dos emigrantes que deixaram a cidade, e a Alemanha, terra natal dos imigrantes que escolheram Linha Nova a partir de 1824.

Com belas paisagens rurais, clima de montanha, inúmeras casas antigas do estilo Enxaimel preservadas, matas nativas e lindas cascatas, Linha Nova é uma cidade encantadora, ideal para quem busca contato com a natureza, turismo de aventura e tranquilidade. Linha Nova possui altos índices de qualidade de vida e faz parte de dois importantes destinos turísticos no RS: a Rota Romântica, inspirada na rota irmã de mesmo nome na Alemanha e o Vale da Felicidade, como é conhecido o vale do Rio Caí, pela sua diversidade cultural, inúmeras festas e alta qualidade de vida. Situada na encosta da serra gaúcha, Linha Nova busca preservar sua rica história e sua bela natureza, buscando crescer de forma sustentável.
As tradições trazidas pelos antepassados alemães, como a língua, a dança folclórica, o canto coral e as músicas populares são cultivadas e preservadas nas inúmeras festas comunitárias, no Kerb e na Heimatfest.

A cultura, a educação e o trabalho são valores trazidos pelos antepassados e base da construção da cidade de Linha Nova. A economia do município é baseada na agricultura familiar, pequenas indústrias, comércio e serviços, sendo um dos maiores fornecedores de hortaliças da CEASA de Porto Alegre. Aproximadamente 70% da receita do município origina-se na agropecuária.

Parque Municipal

O Parque Municipal compreende uma área de cerca de 3,5ha, bem no Centro da cidade. Neste local está localizado o prédio da 1ª cervejaria do RS, além de Pavilhão de Exposições e Eventos, Tenda do Agricultor, Loja de Artesanato e Quiosque. Conta com ampla área verde e sanitários.

No parque ainda estão o Centro Poliesportivo, Escolas e a Sede da Prefeitura.

Igreja da IECLB, Casa da Cultura e Praça

Junto ao Parque, encontram-se a Praça, a Igreja da IECLB e outros prédios antigos.
A Igreja foi inaugurada em 21 de setembro de 1890. O projeto é de Lorenzo Dalla Borba.
Uma das construções antigas foi a 1ª escola, construída pela Comunidade Evangélica. Hoje abriga a Biblioteca Municipal e o telecentro.
Outra construção antiga, a Casa de Cultura Wilhelmshöhe, é uma antiga escola da localidade de Rincão da Serra, que foi reconstruída no Centro. Hoje serve de local de ensaios de corais, banda e sala de reuniões.
Ao lado da Igreja, está a Casa da OASE – Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas – que foi construída em 1962.

Associação Cultural e Recreativa Linha Nova

Sede da Associação fundada em 1901. Possui canchas de Bolão e umas das poucas linhas de Tiro ao Alvo do RS homologadas pelo Exército. Participa de torneios e campeonatos regionais e estaduais. Realiza várias festas, entre elas a mais famosa, o Baile à Caipira. Fica na Rua Henrique Spier, 2268.

Praça das Águas

Praça localizada na Rua Henrique Spier, 1354. Tem esse nome pela presença de dois lagos. Possui pracinha de brinquedos e belos canteiros de flores e árvores diversas.

Morro do Mirante

Mirante natural localizado a cerca de 3,5Km (via estradas) do Centro, de onde se pode ter uma bela vista da cidade e ao longe da grande POA. O acesso ainda é precário, via trilhas em meio às matas.

Moinho Antigo

Situado na localidade de Canto Rückert, a cerca de 2,8Km do centro, fica a propriedade da Família Klein. Nela é possível ver o funcionamento de um antigo moinho que foi restaurado, além da típica vida na colônia.

Salão da Família Scheibig

Localizado a cerca de 4,0Km do Centro, na localidade de Canto Bayer, fica o Salão que hoje pertence à Família Scheibig. Nesta construção antiga, já funcionou uma casa de comércio, salão de bailes e residência. Conta ainda com balcões e mobiliário antigos.

Em frente ao casarão, localiza-se um dos cemitérios mais antigos da região, onde estão vários túmulos dos primeiros imigrantes de Linha Nova. Havia uma escola no local, a qual será reconstruída.

Cascata Goldbeck

Cascata com cerca de 50m de queda livre, localizada na localidade de Canto Bayer. Fica em área particular, ainda sem acesso adequado. Somente por trilhas em meio à mata e lavouras.

Cascata Linha Passo Fundo

Cascata com cerca de 30m de queda livre, localizada na localidade de Linha Passo Fundo, distante cerca de 4,0Km do Centro. Fica em área particular, ainda sem acesso adequado. Somente por trilhas em meio à mata.

Rio Cadeia

O Rio Cadeia faz a divisa com o município de Picada Café, por cerca de 2Km, na Localidade de Canto Karling. Neste percurso, existem corredeiras e locais ainda inexplorados de balneários e campings. Fica a cerca de 4Km do Centro.

Cascatas no Arroio Carazinho

O Arroio Carazinho nasce no Centro da cidade e segue em direção à localidade de São José e São Roque. No percurso existem inúmeras cascatas e pequenas quedas d’água. Ainda não foi feita infraestrutura e o acesso é por meio de trilhas na mata.

Propriedades rurais no Interior

Inúmeras propriedades rurais do município oferecem paisagens maravilhosas e casas antigas para serem visitadas.

Casas antigas no Centro

Várias casas antigas e inclusive uma antiga ferraria estão aptas a serem visitadas no centro da cidade.

fonte: http://www.linhanova.rs.gov.br/pontos_turisticos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário