Translate

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Balneário do Rio das Antas.Cotiporã.RS.2018



Cotiporã.RS. A Pequena Floresta Bonita 

A Cidade:

Cotiporã é mais um daqueles municípios pequenos e encantadores da serra gaúcha. Predominantemente também foi colonizado por imigrantes italianos. Está localizado numa região de vales e rodeado pelos tradicionais rios Carreiro e Taquari (conhecido como Rio das Antas ), favorecendo os esportes radicais. Sua arquitetura histórica remete aos modelos adotados pelo imigrante italiano durante a fase de colonização e também o ecletismo posteriormente empregado. 
Fonte:raizesdaarquitetura.com.br

Atrativos Turísticos:

Gruta de Quartzo:
Localizada no centro da cidade, próxima ao Hospital Nossa Senhora da Saúde, a gruta é totalmente revestida de quartzo, atribuindo-lhe uma beleza inigualável.
Fonte:termaselongevidade.com.br

Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde:
A construção da Igreja matriz deu-se entre os anos 1905 e 1907. A pintura interna é de Emílio Zanon. Em seu interior possui imagens de Santos trazidas da Itália. No mês de novembro realiza-se a festa em honra à Padroeira Nossa Senhora da Saúde.
Fonte:turismocotipora.com.br

Pico do Paraglaider
Localizado a 3 km do centro da cidade, passando pela Capela Nossa Senhora do Caravaggio, de grande beleza natural. Do local o visitante avista o vale do Rio Carreio, limite municipal entre Cotiporã e São Valentim do Sul e Capela N. Srª de Fátima. É um espaço muito bonito para contemplar o horizonte ao final da tarde assistir um belo pôr do sol.
Fonte:turismocotipora.com.br

Balneário do Rio das Antas:
Dista 12 km do centro da Cidade de Cotiporã via não pavimentada e, a 20 km de Bento Gonçalves em via asfáltica. O visitante poderá alugar espaço para acampamento, também usufruir de espaços para alimentação, com pagamento de taxas
Fonte:turismocotipora.com.br

Morro do Céu ou Cerro dos Baianos:
Originada de derrames basálticos da era mesozoica, há aproximadamente 136 milhões de anos, a formação rochosa que ali se formou. É um morro que destaca-se por estar isolado na paisagem, circundando quase que totalmente o Rio das Antas.
O nome Morro dos Baianos, deu-se devido ao fato de ter sido habitado por negros refugiados das charqueadas, chamados de baianos pelos descendentes de italianos. No local, encontram-se vestígios do antigo cemitério da comunidade e ruínas de suas habitações. O platô do morro possui 70 hectares de mata nativa. O local deve ser visitado somente com a presença de um guia especializado para orientar e acompanhar. No alto há os mirantes naturais e tem-se vistas maravilhosas da região.
Fonte:turismocotipora.com.br

Mirante do Rio das Antas, UEH 14 de Julho e Morro do Céu:
Localizado a 8.5 km da sede do município, estrada que liga Cotiporã ao município de Bento Gonçalves, em um trecho de declive acentuado, encontramos o Mirante. Pode dali, avistar parte do vale do Rio das Antas, onde o rio contorna o Morro do Céu e forma a dupla ferradura, a mata, os canyons, morros e o lago da represa da Hidrelétrica 14 de Julho, como sendo um exuberante espetáculo.
Fonte:turismocotipora.com.br

Museu Histórico e Biblioteca Municipal:
Localizam-se na Rua Bento Gonçalves nº 44, junto ao prédio da Casa de Cultura, construído em 1935. No Museu encontram-se peças antigas que retratam a saga da imigração italiana, sua cultura seus costumes. A Biblioteca Municipal dispõem de livros para retirada, incentivando assim a educação através da leitura aos munícipes
Fonte:turismocotipora.com.br

Cascata dos Marins:
O atrativo é um dos mais belos espetáculos da natureza. Localizada no Arroio Sapatinho, fica distante 6 km da sede do município. De fácil acesso, chega-se até a cascata pela Linha Independência, por estrada não pavimentada, de onde é possível observar vales e morros. No local existem vários mirantes para melhor apreciar suas duas quedas d’água, uma de 80 m e a outra de 60 m. A primeira forma uma piscina natural, onde chega-se através de uma trilha íngreme e, a segunda, forma um riacho que corre para o Rio das Antas.
Fonte:turismocotipora.com.br

Gruta Nossa Senhora de Lourdes:
Encontra-se na Capela de Nossa Senhora da Pompéia, na Linha Júlio de Oliveira, a 4 km da sede do município. A Gruta possui formação natural, constituída por um paredão de pedra basalto, com aproximadamente 18 m de largura, 9 m de profundidade e 5 m de altura. Em épocas de chuva, forma-se entre as pedras uma pequena cascata caindo em poço artificial.
Fonte:turismocotipora.com.br

Antigo Frigorifico A Sul América:

Encontro das Águas:
Dista 10 km do centro da cidade, pela estrada da Capela São Judas Tadeu, o visitante pode observar a junção dos rios Carreiro e Antas, na junção desses dois rios passa a chamar-se de Rio Taquari. Também vê-se a comunidade de Santa Bárbara, comunidade pertencente ao município de São Valentim do Sul.
Fonte:turismocotipora.com.br

Camping Carreiro:
O camping do Carreiro é administrado pela Prefeitura de Cotiporã e está a 8 km do centro da cidade. O percurso até o local é realizado por uma via não pavimentada em boas condições. Possui equipamentos básicos para acampamento e fica ao lado do Rio Carreiro.
Fonte:turismocotipora.com.br

História:
Em meados de 1885, chegaram as primeiras fampilias de imigrntes italianos, quando surge um pequeno núcleo chamado Monte Vêneto, homenagem à região da Itália de onde essas eram procedentes. Devotos à religiosidade e motivados pelo Padre Fortunato Odorizzi, no ano de 1987, inicia-se a construção da majestosa Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde e, em seguida instalam-se grandes empresas, dentre essas a Fábrica de Laticínios Paganim (1907), a fábrica de suínos ‘A Sul Americana’ (1912) e Cachaçaria de Aguardente Farroupilha (1930).
Com a constituição de 1938 os locais com nomes de origem de seu povo foram substituídas, assim Monte Vêneto passou a chamar-se de Cotiporã, nome indígena que significa “pequena floresta bonita”. Em 1982, Cotiporã emancipa-se de Veranópolis e instala-se como município em 1º de Janeiro de 1983.
Fonte:turismocotipora.com.br

fonte: https://pesquisandocidades.blogspot.com.br/2017/11/cotiporars-pequena-floresta-bonita.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário