Translate

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

De Passagem. Picada Café.RS.2016


Já voltando de Gramado, passo por esse belo Pórtico que anuncia a cidade de Picada Café. Até entrei na cidade e dei uma volta, mas não encontrei placas ou outro ponto turistico a mão, e como o tempo era curto, deu para tirar poucas, mas boas fotos. Cidade de n 84 registrada no Blog. Agora já são 16% do Rio Grande visitado. Faltam apenas 413 cidades....

______________________________________________________________________

O atual município Picada Café origina-se de uma picada colonial da colônia alemã de São Leopoldo denominada Picada do Café, cujo povoamento iniciou-se em 1844. A Picada do Café era limitada ao sul pela Picada 48, ao norte pela Linha Olinda, ao oeste pela Linha Nova e ao leste por Travessão São Paulo (Dois Irmãos) e terras devolutas. Essa área era considerada como estando "mata adentro" e há registros de conflitos com indígenas e dificuldades com animais selvagens. Dessa picada a maior parte dos lotes foram incorporados ao novo município que também assimilou alguns lotes da Picada Dois Irmãos (localidades de Jammerthal, Joaneta e parte de Lichtenthal). O nome deve-se a um caminho (picada) aberto pelos imigrantes onde paravam os viajantes. Também havia na localidade uma pequena plantação de café. Picada Café emancipou-se em 20 de março de 1992.

O Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn é, hoje, o portal turístico do município e possui espaço ao ar livre, bosque e lago. Nele estão localizados prédios históricos que datam de mais de 100 anos, como um armazém, residência e cozinha com sala de refeições, um açougue, galpões, estrebarias, chiqueiros e um matadouro.

No parque está situada a Biblioteca Municipal José Lutzemberguer e o prédio de uma antiga funilaria.

Nesse espaço acontecem importantes eventos da cidade como a Kaffeschneis’fest, o Parque Encantado da Páscoa e a Festa do Café, Cuca e Linguiça.

fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário