Translate

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Boa Vista do Cadeado.RS.2017





 



A Cidade:
O nome de Boa Vista do Cadeado é de 1920. Havia uma fazenda na região cuja dona usava um enorme e descomunal cadeado em sua porteira. O povoado cresceu em uma bela colina que do alto se,enxergava a quilômetros de distância a paisagem  digna de uma “boa vista”.  Daí veio o nome: Boa Vista do Cadeado.
Fonte:viajandodecarro.clicrbs

Atrativos Turísticos:

Pórtico:

Cachoeira do Rio Conceição:


Praça municipal é Olga Dall’Aglio:


Rústica MunicipalO município realiza anualmente, no mês de abril,  a Rústica, com percurso do trevo até o centro da cidade.

Comuvi (Concurso Municipal de Vinhos): Que ocorre em meados do mês de junho. 


Fecad (Feira do Cadeado):


Tradicional Rodeio:


História:
O processo de ocupação do Distrito de Boa Vista do Cadeado começou em 1876. Em 1886 quando João Raimundo Silva e Cândida Prates da Silva adquiriram a sede da fazenda de Maria Tereza Barbosa de Jesus, a mesma usava um enorme e descomunal cadeado em sua porteira. 
Tornando-a fazenda do cadeado Bússola aos colonizadores de Dr. Pestana (1870) e Ijuí.

Passagem obrigatória desta região denominando inclusive de Serra do Cadeado. Após a morte de seu esposo manuel Moreira de Barros um dos fundadores de Cruz Alta (1822).

Ao vender sua fazenda mudou-se para Lagoa Vermelha, e o casal Gabrielense permaneceu no Grande Cadeado. "Boa Vista", o povoado cresceu em uma bela colina que do alto,enxergava quilômetros de distância a paisagem era digina de uma "boa vista". 

Nasce em 1920, Boa Vista do Cadeado. 

Em 1848 falece João Amaro na Boa Vista e João Raimundo no Cadeado, sem realizarem seu sonho de construir uma escola aos habitantes da vila. Iracema Lopes da Silva, em 1957, com a ajuda de seu genro Rosber Brandão concretiza o sonho construindo a primeira escola estadual em zona rural, "Escola Estadual Dr. João Raymundo".

Historicamente a área territorial da cidade foi fração de terras primitivas do Brasil imperial e Distrito mais antigo das missões.

Sua tradição histórica foi marcada por lutas entre colonizadores portugueses e espanhóis, na disputa pelo continente. Sua conquista política na evolução história da expansão territorial portuguesa. 

A região dos pampas riograndenses, entre elas, o antigo território indígena aqui constituído, esteve presente em numerosos fatos e situações conflitantes entre portugueses e espanhóis, ainda antes do período colonial e, depois das frentes de expansaão e missões religiosas.

A despeito de ter sido um divisor de águas para as comunidades indígenas, somente o Tratado de Santo Idelfonso, efetivamente estabeleceu os limites aceitos ao de Madri, firmando com território português a região que hoje é chamada de Boa Vista do Cadeado. 
Fonte:boavistadocadeado.rs.gov.br

Onde Fica:


Um comentário:

  1. Lindo pórtico, nosso Rio Grande,tchê,tem muita coisa bonita para se apreciar...Um abraço amigo Sant'Anna. Feliz 2018!!!...

    ResponderExcluir