Translate

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Catedral e Château d'Eau. Cachoeira do Sul.RS.2015


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Château d'Eau e Catedral Nossa Senhora da Conceição
O Château d'Eau (em português, "castelo d'água") é o principal símbolo de Cachoeira do Sul, a antiga capital nacional do arroz, no Rio Grande do Sul.

O projeto arquitetônico, de 1925, foi elaborado pelo engenheiro Walter Jobim e o cálculo estrutural, pelo engenheiro Antônio de Siqueira. As esculturas (Netuno e grupo de ninfas) foram executadas nas oficinas de Vicente Friedrichs, em Porto Alegre, sob a direção do professor Giuseppe Gaudenzi.

O Château d’Eau foi construído com a finalidade de levar água por gravidade ao reservatório de distribuição da Rua Júlio de Castilhos e regular a pressão da água nas zonas mais elevadas da cidade. Foi desativado em junho de 1970, não sendo mais reservatório, nem passagem de água, tornando-se um ponto turístico.

De estilo eclético, o Château forma, juntamente com a Catedral Nossa Senhora da Conceição e o "Casarão da 15 de Novembro", sede da prefeitura, um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do Rio Grande do Sul.[1]

Em julho de 2007 foi aprovado o projeto de lei nº 261/2006 proposto pelo deputado José Sperotto, que incorporou o Château d’Eau ao Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul.[2] A edificação está em processo de restauro.

Na manhã do dia 17 de Agosto de 2012, o Château D'eau, foi tombado como patrimônio historico de Cachoeira do Sul. Ralizando assim mais uma marca no Dia Nacional do Patrimônio histórico. O prefeito Dr. Sergio Ghignatti, assinou o decreto de tombamento do monumento. A solenidade contou com a participação de três jovens atores do grupo de teatro do Colégio Marista Roque, que abrilhantaram a cerimônia. Jean Calegari, representando o deus protetor das fontes, Netuno. Clara Raddatz e Ana Júlia Tonet, atuando como duas ninfas, tudo sob comando da professora e diretora do grupo, Bernadete Lovato.

Importante ponto turístico, recentemente está sendo valorizado pelo governo Ghighnatti através de decorações, referente a datas comemorativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário