A igreja fica em frente a praça principal, e exibe esta bela estatua do padroeiro da cidade, de mais de 3 metros de altura.
_________________________________________
Histórico
São Francisco de Assis está situado na Zona Missioneira, distante 485 Km da capital gaúcha e a 142 Km a oeste de Santa Maria – RS.
Origem
1801 – Foi criado o Forte de São Francisco de Assis na Sesmaria do Itajuru à margem esquerda do Rio Inhacundá.
1809 – Início do povoamento da sede, em torno do Forte da Capitania do Rio Grande de São Pedro do Sul.
1810 – Construção de uma capela.
1812 – Inauguração da capela pelo Vigário Geral de Porto Alegre.
1824 – São Francisco de Assis passa a ser íntegra da Província das Missões.
1834 – Com a Revolução Farroupilha, São Francisco de Assis pertence à São Borja.
1858 – São Francisco de Assis é anexado ao município de Itaqui.
1884 – São Francisco de Assis é desmembrado dos municípios de São Vicente e Itaqui, através da Lei nº 1.427, de 04 de janeiro de 1884.
1938 – A Vila de São Francisco de Assis passa à Cidade. Comarca de 1ª Entrância.
Pré-história
Neste pedaço do Rio Grande desde a sua gênese, há quase dois séculos, foi confiado ao “proverello” de Assis – São Francisco de Assis.Anteriormente a este gênese, estes rincões pertenciam à terra dos tapes.Para chegarmos aos nossos dias passou pelas mãos de donos sucessivos. Era a terra dos Tapes, Guaranis, Minuanos, Guenos, Carijós, Arachanes, Charruas, Caaguas e Guaranás.A ação das bandeiras predadoras devastaram as reduções dos Tapes.Após sucessivos combates entre Portugueses e Espanhóis e tratados estabelecidos delimitou-se as fronteiras. Aqui permaneceram os portugueses que continuaram a criação de bovinos de corte atividade que até hoje é predominante no município.No início deste século imigrantes italianos colonizaram a parte serrana do município (Toroquá e Beluno), onde exercem atividades agrícolas até hoje.
fonte:http://www.saofranciscodeassis.rs.gov.br/index.php/historia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário