Translate

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Passeio de um dia. Cachoeira do Sul.RS.2015

A antiga e colonial Cachoeira do Sul. Agosto. 2015

Mesmo sendo nascido e criado em Santa Maria, ainda não conhecia Cachoeira do Sul, cidade quase que vizinha. E para checar mais essa querência do Rio Grande, se fomos, a capital do arroz. Realmente sabia muito pouco de Cachoeira do Sul, apenas o que o Tripadvisor, e o Google tinham para oferecer. Chegar na cidade foi bem fácil, a estrada de acesso esta em bem melhor estado que a maioria das estradas gaúchas. Chegamos na  próximo ao meio dia, e já fomos tratando de achar um lugar para almoçar, e segundo o Trip, o tal Yakusoku Sushi Bar, é o melhor sushi de Cachoeira. E o lugar é bem legal, oferece um buffet de sushi a bom preço, mas fora ser buffet, o que pra mim era novidade, nada de mais em sabor e pratos. Um Sushi bom, mas trivial. Alimentados fomos bater perna pela cidade, que me lembrou muito Pelotas, com muitos prédios colonias, estilo português, um comércio interessante, mas o estado de conservação de algumas praças e monumentos é lastimável. A tal fonte das Águas Dançantes, assim como a praça ao entorno, estão em estado de escombro, chega a dar pena. Mas nem tudo foi tristeza em Cachoeira, perto da praça em um ponto bem central da cidade, encontramos o Jardim Botânico, Zoológico e Museu Municipal. O Jardim é surpreendente, muito bem conservado e bonito, com inúmeras espécies de animais, ficamos encantados com as onças, que se viravam e deitavam de barriga para cima, parecendo querer se exibir para nós. O lugar é bem arborizado, e ficamos um bom tempo lá, admirando a paz e a beleza do lugar, pra nós com certeza o lugar que fez valer a pena a visita a Cachoeira do Sul (imperdível). No mesmo lugar funciona um Museu, que conta a história do município, um dos mais antigos do Estado, com muitas fotos e informações, apesar de ser bem pequeno. Parabéns ao povo de Cachoeira, por manter o Jardim Botânico, Zoológico e Museu Municipal, maravilhoso poder visitar sem pagar nada um lugar assim. Depois fomos caminhando pelas ruas antigas, admirando as construções seculares, nem todas em bom estado de conservação, e chegamos a  Catedral e ao Chateau D'Eau. A Catedral é grande, imponente, mas sem maiores atrativos, e o Chateau D'Eau, é uma fonte em estilo Francês, que me fez lembrar a Caixa D'Agua de Ferro de Pelotas (pra mim um dos mais belos monumentos arquitetônicos do estado). O  Chateau D'Eau, é uma bela obra sem duvida, mas esta muito estragada e abandonada, se estivesse bem conservada seria um lindo monumento, pena não ser o caso. Já eram quatro da tarde, e fomos procurar um lugar para tomar um café, e encontramos o “Amor a Primeira Mordida”, nome estranho para um café, mas o lugar é muito legal, oferecendo deliciosas fatias de torta, doces e salgados variados, além de ser muito bem limpo, e bonitinho. Sentamos e uma mesa, na varando, pegando um mormaço gostoso, desfrutando de um bom café, uma fatia de torta, e observando o movimento da cidade, em pleno dia de semana. Parafraseando Anthony Bordain: “A Vida é Boa”. Mas como o que é bom acaba logo, o café terminou, e ainda tínhamos animo de procurar a atração mais inusitada de Cachoeira, O Museu do Porco, que segundo o TripAdvisor, parecia ser muito legal, Porém depois de muito perguntar pela cidade, ninguém sabia onde ficava o tal museu. Me guiei pelo Google Maps, mas mesmo assim, passando em frente ao local indicado, não vimos placa alguma, e frustrados tivemos que ir embora. Mas mesmo assim felizes, pois, Cachoeira, apesar de em muitos casos, apresentar estado de abandono para com seus monumentos, e atrações turísticas, é uma cidade bem interessante, e com bons atrativos para um passeio.