Translate

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Guaritas. Caçapava do Sul.RS.2014


São serras com vales profundos e rochas enormes, onde o visitante pode admirar o trabalho de milhares de anos de erosão, da chuva e do vento.
Distante 50 quilômetros da cidade de Caçapava do Sul o acesso, inicialmente  é pela BR 392,  em seguida deve-se entrar na BR 153 (asfalto), e após na RS 625 (não pavimentada), há uma placa antes do acesso, à esquerda indicando “Minas do Camaquã”.  Quem vem pela BR 153 no sentido Bagé para Caçapava do Sul, deve dobrar à direita no Km 515.  Após aproximadamente 11 km, já é possível avistar as Pedras das Guaritas.
A localidade que é considerada uma das Sete Maravilhas do Estado do Rio Grande Do Sul, pela SETUR – Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul e foi cenário do longa metragem “Valsa para Bruno Stein”. A série  Animal do Canal GNT, também foi  filmada na localidade, aproveitando as belezas da região, como cenário.
“A área de destaque ambiental Guaritas-Minas do Camaquã forma uma das paisagens mais encantadoras e um dos cenários ambientais mais pujantes do Estado do Rio Grande do Sul. A associação admirável e fascinante entre as formações rochosas e a vegetação tornam esta região única. A integração dos aspectos físicos e biológicos incomuns aliam-se a elementos histórico-culturais da região, potencializando-a como um dos mais promissores centros de turismo, lazer e de preservação do Estado.” Fonte: A Ordenação Territorial da Área de Destaque Ambiental Guaritas – Minas do camaquã, RS – Uma Proposta de Planejamento Ambiental Integrado – Autores: Henrique Carlos Fensterseifer e Marco Antonio Fontoura Hansen.
A Associação de Moradores das Guaritas oferece trilhas guiadas pela região e refeições no Galpão Crioulo, sede da associação, localizado em uma área privilegiada, bastante admirada pelos visitantes. A casa que serviu de cenário para o Filme “Valsa para Bruno Stein”, foi cedida à associação e pode ser visitada. Além disso, no local é possível ver fotos das gravações do filme e uma coleção de rochas da região. É necessário agendamento pelos telefones (55) 9955-8234 com Irene ou (55) 9973-8677 com Jorge Luis.

fonte:http://turismocacapavadosul.com.br/atracoes-turisticas/guaritas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário