Translate

domingo, 23 de agosto de 2015

Igreja Santuário Caaró.Caibaté.RS.2015


Capela dos Santos Martires.
Coração das Missões, Caaró foi o local do martírio dos Padres Roque Gonzales e Afonso Rodrigues, jesuítas pioneiros na catequização dos índios da região. O Santuário do Caaró é o principal atrativo de Caibaté, De segunda a sexta-feira, das 8h - 11h30min; 13h30min - 18h ou com visita agendada. 
Em janeiro de 1933 esteve nesta sede o historiador Pe. Luiz Gonzaga Jaeger, S.J., a fim de localizar o lugar exato do martírio do primeiro apóstolo e civilizador do Rio Grande do Sul - Pe. Roque Gonzales, S.J., (dos três beatos mártires riograndenses - Pe. Roque Gonzales, S.J., Pe. Afonso Rodrigues, S.J. e Pe. João Del Castilhos, S.J.) cujo martírio ocorreu em 15/11/1628. 
Após pesquisas em mapas e documentos antigos, bem como laboriosas escavações, foi fixado com precisão o lugar denominado "CAARÓ", onde foi construída vistosa capela, dentro do território do município de Caibaté, a 14 km da cidade.   
O Santuário homenageia a morte dos santos missioneiros Roque González, Afonso Rodrigues e João de Castilhos, ocorridas em 1628. Aqui são recebidos milhares de pessoas em romarias e peregrinações que buscam a água, reconhecida como milagrosa.
Em 1934, o Papa Pio XI declarou a beatificação dos Três Mártires das Missões, e no dia 16 de maio de 1988, o Papa João Paulo II canonizou-os, declarando-os Santos oficialmente. Sempre é bom lembrar que os Santos são reconhecidos como do local onde são mortos. Os Três Santos morreram no Rio Grande do Sul na Região das Missões.
Hoje, no Santuário do Caaró, (bem perto do trevo de entrada de São Miguel das Missões) no município de Caibaté encontramos o local de peregrinação de gente que vem de todo o mundo. Deste local levam da água que é reconhecida como milagrosa, especialmente no uso em curas de câncer, doença que depois de curada e comprovada a cura cientificamente levou a canonização dos 3 padres, agora Santos da igreja.
No Caaró, podemos diariamente ver uma quantidade muito expressiva de turistas vindos de todos os pontos, mas especialmente gente do Rio Grande do Sul, ligados ou não a Igreja Católica e que, todavia, professam a fé nos 3 Santos Mártires das Missões.
Todos os turistas que visitam as Missões dizem, “Aqui é um lugar que se sentem coisas”, e a presença dos Santuários dos Santos completam uma aura espiritual muito potente e que posiciona a região como um dos locais mais importantes de turismo místico e religioso do País. 
O Padre Roque Gonzales de Santa Cruz nasceu na cidade de Assunção no ano de 1576. em 3 de maio de 1626, passou o rio Uruguai e fundou São Nicolau, tornando-se o primeiro não índio a pisar oficialmente em solo Gaúcho. No dia primeiro de novembro de 1628, fundou a redução do Caaró. Dedicou-a a todos os santos mártires, especialmente aos três mártires do Japão: Paulo Miki, João de Goto e Diogo Chisai, da Companhia de Jesus.
O Padre Afonso Rodrigues nasceu aos 10 de março de 1598, em Zamora, Espanha. Juntamente com Roque Gonzales, Afonso Rodrigues lança as bases do Caaró em 1628.
O Padre João de Castilho nasceu em Belmonte na Espanha em 14 de setembro de 1595. No dia 15 de agosto de 1628 ajudou Roque Gonzáles a fundar a redução de Assunção do Ijuí. Após dois meses e meio, Roque Gonzales o deixou para fundar Caaró.
O drama dos martírios ocorreu em 15 de novembro, no Caaró, após a missa, o Padre Roque preparava-se para erguer o sino, e foi quando dois índios desferiram violentos golpes de machadinhas de pedra (itaiçás) sobre a cabeça do padre. Em seguida, o Padre Afonso, saindo de sua cabana, também foi igualmente atingido mortalmente. No dia 17 de novembro de 1628, foi morto o Padre João de Castilho na redução de Assunção do Ijuí.

fonte: http://www.portaldasmissoes.com.br/site/view/id/1341/capela-dos-santos-martires,-santuario-de-caaro.-.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário