Translate

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Expedição ao Sítio Arqueológico da Pedra Grande. São Pedro do Sul.RS.2015























Apesar de morar na região Central do estado, fui saber da existência desse monumento natural do Estado do RS, a pouquíssimo tempo, ao pesquisar os atrativos turísticos no site da prefeitura municipal de São Pedro do Sul. E saber que o maior Petroglífico do estado ficava assim tão perto, instigou minha imaginação. E finalmente nesse ultimo final de semana, surgiu a oportunidade e lá se fomos, a rumo pelas estradas do interior de São Pedro do Sul. Antes tentei visitar o Museu Walter Ilha, à beira da BR 287, mas que nada, como maior parte dos atrativos turísticos municipais, no interior do RS, estava fechado. Pra mim não tem lógica nenhuma, um museu fechar final de semana, justamente quando os "turistas" podem visita-los, enfim...
Sem destino bem certo segui, e depois de me perder uma ou duas vezes, e depois de ter passado pelo Sítio Paleobotânico da Ermida, que é simplesmente um campo, com alguns fósseis vegetais, espalhados, no qual não me ative muito, parei numa igreja onde haviam alguns "locais" e me indicaram mais ou menos o caminho. Sempre a esquerda. Passando a rodovia que liga São Pedro e Toropi, direção Toropi, depois pegar a esquerda pra quem vai pro passo do Angico. Na encruzilhada que diz T. Vinte e cinco e Angico (aqui me perdi novamente), pegar a  direita direção Angico, mais uns 5 km, e chegamos a localidade de Pedra Grande, e atrás da igreja o Imenso Pedregulho. Um afloramento bem atípico, aquela imensa pedra, sem vegetação, bem diferente do restante da paisagem. O lugar é muito interessante, as inscrições na pedra, infelizmente estão bem desgastadas, e danificadas, pois, muita gente sem noção, já riscou, e desenhou por cima, mas algumas da pra ver bem, o que é fascinante. Uma prova dos primórdios da humanidade, gravadas ali naquele lugar longínquo. Deu bem pra curtir o lugar, pois, esta abandonado, não há ninguém cuidando. A pedra é imensa, e da até para escalar em certo ponto, e apreciar uma bonita vista. Realmente um dos lugares mais exóticos do RS, perdido e esquecido (parece) no meio de São Pedro do Sul. O jeito foi tirar o máximo de fotos, enquanto essa maravilha da história humana, ainda existe, pois, pela má conservação, daqui poucos anos, será só história mesmo.
fonte: http://rotasetrips.blogspot.com/

Na localidade da Pedra Grande, há aproximadamente 10Km da cidade de São Pedro do Sul.RS, encontram-se inscrições rupestres que remontam a 1000 anos antes de Cristo.

fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Pedro_do_Sul_(Rio_Grande_do_Sul)


Sítio Arqueológico da Pedra Grande, 

A Pedra Grande é considerada o maior monumento Petroglífico do Estado, com consideráveis quantidades de inscrições.
Distância Centro (km): 12, Museu Paleontológico e Arqueológico Walter Ilha.

fonte: site prefeitura de São Pedro do Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário