Translate

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Obelisco. Viamão.RS.2015


Guerra dos farrapos ou guerra dos farroupilhas ou mesmo revolução separatista de caráter republicano contra o governo imperial do Brasil, ela começou sem intenção separatista e durou 10 anos no século XIX.
Estes farroupilhas receberam o apelido de farrapos por andarem muitas vezes maltrapilhos e usando como armas aquilo que conseguiam pela frente;como facas, facões, etc.
Bem ao contrário dos imperiais que trabalhavam para o governo imperial, trajados de uniformes e armas de fogo, espadas e lanças.
Imagina-se mais 6.000 farroupilhas lutaram sendo em Viamão de 1.500 a 1.600 combatentes.
A área onde hoje está situado o Parque Estadual de Itapuã ainda abriga vestígios de confrontos
marcados por bravura e derramamentos de sangue. No Morro da Fortaleza existem sinais das trincheiras
onde os farrapos implantaram baterias de fogo e parte das pedras que formaram um abrigo natural.
em Agosto de 1836, tropas legalistas desembarcaram na enseada do Saco do Farias (Praia das Pombas).
O combate aconteceu quando 42 Revolucionários Farroupilhas lutaram bravamente contra 240 soldados imperiais.
Também houve combate nos altos da Tarumã onde fizeram uma trincheira e de lá poderiam controlar os imperiais que vinham de Porto Alegre, na entrada da estrada do Cocão onde veio ter o nome de cruz das almas houve um massacre em homenagem a estes combatentes deram este nome.
Causas; 
- Produtores gaúchos reclamavam ao governo imperial da concorrência do Uruguai e da Argentina, países onde também se produzia charque.
- Também reclamavam dos impostos de importação, pois eram baixos, o charque importado do Uruguai e da Argentina chegava a custar menos que os do Rio Grande do Sul.
Viamão, atualmente possui um museu Farroupilha no parque de Itapuã, onde você encontra artefatos, pedaço de navios, etc.

fonte: TURISMO VIAMÃO RS BRASIL no facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário