Translate

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Jardim Paleobotânico.Mata.RS.2015


Cidade de Mata/RS- Sítios Paleobotânicos
A cidade de Mata se localiza a 379Km da cidade de Porto Alegre e possui um dos maiores sítios arqueológicos de madeira petrificada a céu aberto do mundo, com fósseis datando de 200 milhões de anos.
Se pensarmos que há 200 milhões de anos atrás, exatamente no Perído Jurássico Superior da Era Mesozóica os continentes estavam unidos em um único, chamado de Pangéia, os animais que habitavam o planeta eram os extintos dinossauros e a vegetação era gigantesca devido ao clima quente e umido, o passeio se torna muito mais interessante, assim como se torna incrível tocar estes fósseis de árvores petrificadas.
Na cidade existe um sítio paleobotânico aberto ao público onde se encontram as "Florestas Petrificadas" com troncos de madeira fossilizada silicificada. As características moleculares destas árvores petrificadas são as mesmas das árvores de madeira vivas, com anéis de crescimento, casca, raízes, miolo e nós, porém ela se encontra petrificada por processos onde a água acaba por dissolver a sílica, cálcio ou pirita do próprio solo e a árvore acaba absorvendo estes minerais, trocando as moléculas orgânicas por estes, impedindo a madeira de apodrecer e conservado o vegetal por incríveis 200 milhões de anos.
As belezas de Mata podem ser encontradas também nas cascatas como a da Boa Esperança e a do Buraco, além do Museu Municipal Guido Borgomanero o qual exibe peças de paleontologia, arqueologia, zoologia e minerais.
Informações: 55- 32591272
E-mail: prefmata@terra.com.br
Jardim Paleobotânico - Rua do Sertão 67.
Museu Guido Borgomanero - Rua do Comércio 582.

fonte:http://maravilhasdomundoeoutrasnemtanto.blogspot.com.br/2009/05/blog-post.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário